segunda-feira, 13 de julho de 2015

PROJETO INTEGRADOR CIÊNCIA, CULTURA, TECNOLOGIA E TRABALHO

Professoras: Juliana de Mello Albino e Tamara Flôr Silvério.

Coordenadora de Polo: Maria Estela.
Extensão Ceja - Termas do Gravatal.

Disciplinas envolvidas:  Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Biologia.

Tema: Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria (Lei n 10.741/2012, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso).

Objetivo Geral: Refletir sobre a tolerância e o respeito à diversidade de identidade, solicitar atitudes de respeito a si, ao meio e ao próximo, compreendendo a diferença entre as pessoas. Sendo que o respeito é necessário ao convívio em uma sociedade democrática e pluralista.

Relato sobre o projeto:
                Tudo começou quando a unidade escolar em uma reunião propôs aos professores um projeto integrador para a disciplina de CCTT, onde disponibilizaram sete temas. Em negociação com os alunos (Extensão Ceja Termas do Gravatal), os mesmos optaram em trabalhar com o tema dos Idosos, por questão de tentar rever os valores e o respeito a esses. Pois nessa turma, a maioria dos alunos trabalha em lojas e hotéis da cidade, e atendem uma diversidade de idosos diariamente, então levantam diversas questões onde a falta de respeito com o mais velho está muito evidente, perdendo assim toda a característica de valores, os quais aprenderam desde berço.
O projeto contou com várias etapas como: conhecer e discutir o Estatuto do idoso e os direitos e deveres dos idosos, e transformar esse conhecimento em cartilhas e debates entre os alunos. Conhecer algumas doenças comuns nesta idade, bem como verificar algumas adaptações necessárias nos ambientes que convivem.
Além de conhecer o estatuto e desenvolver trabalhos relacionados aos idosos, o projeto também contou como uma ação social, em que os alunos arrecadaram dinheiro através de uma rifa (para o dia das mães) e foi convertido na compra de produtos para o abrigo dos velhinhos em Tubarão.  Foi arrecadado o valor de R$607.00 reais, com esse dinheiro compramos 12 caixas de leite (144 litros), e também 25 pacotes de fraldas (200 fraldas).

Alguns comentários de alunos:

“Eu gostei muito de trabalhar sobre o tema IDOSOS, pois me fez perceber a importância que eles tem, como os  cuidados,  como agir em casos de acidentes, como amá-los e respeitá-los. Na minha opinião foi um grande aprendizado”. (Kathryn Almeida).
“Trabalhar sobre os IDOSOS foi muito bom pra refletir um pouco sobre valores, saúde, respeito, cuidados e que um dia nós cidadãos ainda vamos chegar lá”. (Rosilene Lima da Silva).
“Mais importante que palavras são atitudes, conhecer as leis do estatuto dos idosos no faz repensar e dar mais valor as pessoas, se todas as escolas fizessem essa forma de conscientização talvez no futuro teríamos leis mais eficazes e pessoas mais conscientes e sensibilizadas”. (Márcia Soeth)


Apresentação das cartilhas sobre o Estatuto do Idoso



Visita com entrega das fraldas e leite ao abrigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novas Matriculas 2º Semestre de 2018