terça-feira, 27 de abril de 2010

Tecnologia da Informação e da Comunicação – TIC - (Fátima Delfino)

Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) são as tecnologias e métodos para comunicar, surgidas no contexto da “Revolução Informacional”.
Essas tecnologias se caracterizam por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável, o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som).
O uso dessas novas tecnologias utilizadas por todos os indivíduos e setores em geral, possibilitou o surgimento da “sociedade da informação” ou sociedade do conhecimento.
São consideradas instrumentos da TIC: computadores pessoais, as câmaras de vídeos, gravação doméstica de CDs e DVDs, discos rígidos, cartões de memórias, pendrives, a telefonia móvel, a TV por assinaturas, TV por antena parabólica, o correio eletrônico (e-mail), a internet, TV digital, som digital, entre outros.
Considerando que a educação é um direito de todos, amparado por lei, a Escola é o primeiro espaço em que as oportunidades de uma vida melhor se apresentam junto à população e tem um papel relevante no que se refere a “inclusão digital”.
Além disso, ela é o espaço para o desenvolvimento da aprendizagem e de socialização de crianças e adolescentes, no caso do Centro de Educação de Jovens e Adultos-CEJA, entre jovens e adultos.
A utilização das TIC no espaço escolar potencializa o processo de construção do conhecimento e da cidadania, além de apoiar as práticas pedagógicas.
As TIC oportunizam aos alunos o acesso ao conhecimento humano, como a produção e difusão de sua própria criação.
Dê sua opinião na utilização das TIC no processo pedagógico do CEJA.

13 comentários:

  1. Marilda - Professora de História27 de abril de 2010 16:04

    Vive-se num mundo globalizado; depois da 2ª guerra com os grandes avanços tecnológicos, principalmente nas transmissões Via Satélite, o mundo rumou por caminhos muitos diferentes.
    Atualmente com as novas exigências do mercado de trabalho e mais o de viver em sociedade, fica impossível viver alheios às TIC. Com tudo isso e mais o compromisso que a escola mantém-se alheia a este processo.
    Então cabe a instituição escolar, se adequar com projetos, máquinas e técnicos disponíveis para dar conta das mudanças atuais.

    ResponderExcluir
  2. Edinilce – Assistente Técnico Pedagógico27 de abril de 2010 16:06

    É impossível não utilizar as tecnologias da informação e comunicação modernas no espaço escolar, seria como negar a necessidade de atualização contínua dos recursos que viabilizam a aprendizagem. Penso que cabe à escola pública oferecer estes recursos aos alunos que não têm acesso a estas tecnologias em casa.

    ResponderExcluir
  3. Rose – Assistente Técnico Pedagógico27 de abril de 2010 16:07

    Vejo as TICs como um recurso essencial na escola pois é a melhor forma de acompanhar a evolução do mundo no espaço reservado a aprendizagem, de maneira atualizada uma vez que a escola precisa ser atrativa para aqueles que a freqüentam. A escola não pode ficar a quem dos recursos tecnológicos que favorecem o processo pedagógico da aprendizagem oportunizando a todos “essa vivencia”.

    ResponderExcluir
  4. Adriana Feijó Bernardina – aluna do CEJA27 de abril de 2010 16:08

    Vivemos em um universo em que a tecnologia faz parte de todos os setores. Assim sendo, faz-se necessário que todos tenham conhecimento de como dominá-la.
    Deveria haver um projeto para que todas as escolas ensinassem a informática, pois é algo que se faz necessário e nos é exigido principalmente no mercado de trabalho e o de viver em sociedade.

    ResponderExcluir
  5. Patrícia D. Rodrigues Antonio – aluna do CEJA27 de abril de 2010 16:09

    Hoje no mundo globalizado em que vivemos é de suma importância que tenhamos acesso as tecnologias voltadas para o nosso saber, internet, pendrive, mp4, e-mail, é uma linguagem comum no nosso cotidiano, mas que nem todos tem acesso.
    A escola deveria ser a porta de entrada para obtermos esses recursos que influenciarão em nosso crescimento tanto pessoal como social e empregatício.

    ResponderExcluir
  6. Claudiane – aluna do CEJA27 de abril de 2010 16:09

    Com os avanços tecnológicos presentes em nossa sociedade, penso que todos nós alunos precisamos ter acesso já para aprender a utilizar esses meios de comunicação que é de suma importância para nossa vida. A escola precisa criar condições para que o aluno acesse e aprenda lidar com as novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  7. Rosangela – aluna do CEJA27 de abril de 2010 16:10

    Nos dias atuais é impossível viver sem o auxílio das tecnologias, pois em todos ambientes escolares e meios de trabalho imperam os mais diversificados aparelhos tecnológicos.
    Daí então a necessidade de nos atualizarmos com as novas tecnologias, pois é de grande importância para os nosso dias atuais.
    Então cabe a escola oportunizar para que o aluno possa acessar e aprender.

    ResponderExcluir
  8. Tânia – aluna do CEJA27 de abril de 2010 16:11

    Hoje em dia é muito difícil viver sem tecnologia. E todos nós deveríamos ter oportunidade de usufruir dela.
    A escola deveria dar acesso ao uso da tecnologia aos alunos que geralmente não tem acesso em casa, pois é fundamental para o crescimento pessoal de cada um.

    ResponderExcluir
  9. Solange Scremin – Profª. De História27 de abril de 2010 16:11

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Marines – aluna do CEJA27 de abril de 2010 16:13

    É necessário para que todos os alunos fiquem atualizados e criem esperança de um mundo melhor.
    Gisele Bardini – aluna do CEJA: Vejo as TIC como o melhor meio para que alunos e pessoas que freqüentam as unidades escolares, que se tornem pessoas cada vez mais atualizadas, com o objetivo de acompanhar os avanços tecnológicos e não ficarem desatualizadas.

    ResponderExcluir
  11. Andréa – aluna do CEJA27 de abril de 2010 16:13

    Com referência a TIC o conhecimento nas escolas é bom para todos que procuram saber mais.

    ResponderExcluir
  12. Suzan – aluna do CEJA27 de abril de 2010 16:14

    TIC é um método novo de atualizar a educação, globalizando, colocando o aluno mais e também a par de como conciliar o que aprende com o mundo real, com a vida.

    ResponderExcluir
  13. Aracilba Rodrigues – Profª. de Filosofia27 de abril de 2010 16:15

    É importante lembrarmos do quão necessário se torna a inclusão digital visto que, em tempos modernos cada vez mais torna-se evidente as modificações rápidas, fruto de uma era informatizada.
    Logo, contar com o apoio desses meios informativos em sala de aula torna-se precioso e de grande valia.

    ResponderExcluir

Novas Matriculas 2º Semestre de 2018