terça-feira, 27 de abril de 2010

Tecnologia da Informação e da Comunicação – TIC - (Fátima Delfino)

Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) são as tecnologias e métodos para comunicar, surgidas no contexto da “Revolução Informacional”.
Essas tecnologias se caracterizam por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável, o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som).
O uso dessas novas tecnologias utilizadas por todos os indivíduos e setores em geral, possibilitou o surgimento da “sociedade da informação” ou sociedade do conhecimento.
São consideradas instrumentos da TIC: computadores pessoais, as câmaras de vídeos, gravação doméstica de CDs e DVDs, discos rígidos, cartões de memórias, pendrives, a telefonia móvel, a TV por assinaturas, TV por antena parabólica, o correio eletrônico (e-mail), a internet, TV digital, som digital, entre outros.
Considerando que a educação é um direito de todos, amparado por lei, a Escola é o primeiro espaço em que as oportunidades de uma vida melhor se apresentam junto à população e tem um papel relevante no que se refere a “inclusão digital”.
Além disso, ela é o espaço para o desenvolvimento da aprendizagem e de socialização de crianças e adolescentes, no caso do Centro de Educação de Jovens e Adultos-CEJA, entre jovens e adultos.
A utilização das TIC no espaço escolar potencializa o processo de construção do conhecimento e da cidadania, além de apoiar as práticas pedagógicas.
As TIC oportunizam aos alunos o acesso ao conhecimento humano, como a produção e difusão de sua própria criação.
Dê sua opinião na utilização das TIC no processo pedagógico do CEJA.

Novas Matriculas 2º Semestre de 2018